KARATÊ E KUNG FU NAS OLIMPÍADAS

NA BRIGA PARA SE TORNAREM ESPORTES OLÍMPICOS.

Em congresso realizado na cidade de Durban, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deu inicio as analises para a entrada de uma nova modalidade olímpica que virá a debutar em 2020. Dos candidatos a uma vaga já foram excluídos o surfe, dança, boliche e netball.

Agora sobram oito candidatos a uma vaga e eles são wakeboard, escalada esportiva, beisebol, softbol, squash, patinação e as artes marciais Karate e Kung Fu - Wushu.

KARATE

No ano de 1993 foi criada a WKF (World Karatê Federation) com o objetivo de unificar o Karate como esporte além de atender as às normas e regulamentos do COI. Com o passar do tempo a organização ganhou mais adeptos e finalmente teve o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, isso ocorreu em dezembro de 1998. Desde então o Karate é reconhecido como uma modalidade esportiva pela entidade e a WKF é tida como única entidade a nível mundial que representa o Karate. O Karate estreou nos jogos pan-americanos no ano de 1995 em Mar Del Plata na Argentina.

KUNG FU

Já o Kung fu através do Chinese Wu-Shu Research Institute reuniu uma equipe técnica para padronizar rotinas de competição, para que assim todos os atletas do mundo pudessem competir em igualdade de condições e a modalidade procurasse o reconhecimento do COI. Então sete rotinas foram padronizadas e essa modalidade de Kung Fu foi batizada como Wushu Olímpico (ou Wushu Moderno). No ano de 1999 a organização conseguiu o reconhecimento do COI e se tornou uma das modalidades dos jogos asiáticos. Agora o próximo passo é a tentativa de entrar nas olimpíadas.

DECISÃO FINAL

A decisão final sobre a nova modalidade olímpica será divulgada apenas no inicio de 2013 assim como a sede das olimpíadas de 2020, isso acontecerá na 125ª reunião do COI, em Buenos Aires. Até o momento apenas, a italiana Roma, a japonesa Tóquio e a espanhola Madri oficializaram suas propostas para receber os Jogos.

NOSSOS PARCEIROS / LINKS!