O que é Sanshou (Sanda)

Resumo Histórico

“O Sanshou Moderno desenvolveu-se como desporto em 1960, sob tutela do Governo Chinês. Assim, de maneira a uniformizar os estilos de Kung-Fu, convocou  grandes mestres  e estudiosos das universidades de esporte de toda China, juntaram-se com o objetivo de organizar um sistema em que as regras fossem comuns para todos. Daí resulta o nascimento do Sanshou ( esporte de combate)”. A síntese do esporte de combate da China que depois viria a ser a luta mais difundida no bloco socialista no leste europeu e oriente médio.

(...) consiste em técnicas de ataque e defesa onde são permitidos os golpes de socos, chutes e as projeções (quedas). Devido à diversidade de técnicas torna-se um esporte muito dinâmico e atraente. Permite que o praticante vivencie experiências limite e exige raciocínio rápido, além de impor intensidade fisiológica benéfica ao sistema cardiovascular  promovendo também o ganho de força, resistência, flexibilidade, coordenação motora e  equilíbrio físico e mental.

O estilo de combate Sanshou foi incluído nos Campeonatos Mundiais a partir de 1991, ano em que o primeiro conjunto de regras foi publicado pela Federação Internacional de Wushu. Fora o uso de equipamentos de proteção, sua principal diferença do combate real é o fato de não empregar técnicas de quebramento, tais como torções e golpes contra pontos críticos ou vitais como olhos, garganta, joelhos e genitais.

O local de luta é uma plataforma elevada, sem cordas, chamada Lei Tai. Ela faz parte da história marcial da China, onde combates sem regras eram realizados no passado, até a morte do oponente.

Os golpes permitidos são socos, chutes e derrubadas. Um lutador pode vencer por pontos ou nocaute. Em torneios, as lutas são compostas por 2 rounds de dois minutos cada, mais um terceiro round, caso nenhum lutador tenha vencido os dois primeiros assaltos. A derrubada do lutador é também uma importante técnica do Sanshou. Compará-lo com outras artes marciais como o Kickboxing, é um erro, principalmente em função da estratégia empregada. (WUSHU 2006

O Sanshou é uma modalidade de luta de origem chinesa e sua tradução significa luta com as mãos livres ou luta livre sem armas. Surgiu no antigo templo Shaolin como a elite das técnicas de luta do antigo Kung-fu, sendo ensinado posteriormente apenas para soldados do alto escalão da guarda imperial da China. Com a formação da República Popular da China no início do século XX, sua prática e ensino foram proibidos em todo o território, ficando a luta restrita apenas às famílias descendentes de soldados do antigo império, que treinavam de maneira clandestina e hereditária. A Associação Choy Lee Fat do Porto (2006), de Portugal, indica as mudanças ocorridas no Wushu e o nascimento do Sanshou Moderno:

O Muay Thai (Do tailandês Luta da Liberdade), por sua vez, também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailândia. Caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela, além dos punhos e pés. A modalidade possui adeptos no mundo todo, mas sua popularidade na Tailândia é tanta que um dos maiores nomes no esporte, Apdej Sit-Hirun foi homenageado pelo próprio rei do país ao tornar-se o maior campeão que a Tailândia já conheceu. É um esporte de combate com mais de 1000 anos de existência, que emprega técnicas de ataques diversificados. A maioria dos autores concorda que o Muay Thai se originou de um estilo de Kung Fu conhecido como Boxe Chinês, vindo a sofrer modificações

Sanda Graduação oficial ( Liga Nacional de Kung Fu)

Missão

  1. Organizar de maneira didática o ensino, prática e trabalho com o esporte, de maneira a criar um ciclo que atenda as expectativas de praticantes, atletas, professores, equipes e Organização de administração do esporte. (LNKF)
  1.  Popularizar gradativamente a  luta através de uma didática séria e direcionada, aumentando as chances de escolas que ensinam o esporte terem êxito com os serviços prestados gerando uma continuidade ao formar: alunos, atletas, instrutores, professores, árbitros e agentes do negócio do esporte, de maneira a colocar o Sanshou em condição de competir no mercado de lutas no Brasil e fora.